O debate acontecerá nesta terça-feira, a partir das 9h
Senadores vão discutir nesta terça-feira (25), em audiência pública, a formação de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação, com especial enfoque no Programa Ciência sem Fronteiras. A iniciativa é da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que se reunirá a partir das 9h.
O Ciência sem Fronteiras, instituído pelo Decreto 7.642/2011, busca formar e qualificar estudantes em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa estrangeiros de excelência. Procura também atrair para o Brasil jovens talentos e pesquisadores estrangeiros altamente qualificados, em áreas de conhecimento definidas como prioritárias.
Em requerimento para a realização da audiência, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que o programa é crucial para o sucesso da política pública de capacitação de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação. O senador lembrou que não se constrói conhecimento sem dedicação e investimento, ressaltando a importância de o tema receber atenção da sociedade e do governo em todos os seus níveis e esferas.
— Merece grande destaque a iniciativa do Senado Federal de poder, na sua função fiscalizadora, debruçar-se sobre esse tema, inclusive auxiliando o governo no sentido de aprimorá-lo e saneá-lo no que for necessário — disse.
Foram convidados para o debate representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB). Receberam também convite o ex-bolsista do Ciência Sem Fronteiras Lucas Mourthé Starling Pinheiro e o representante da organização não governamental Rede CsF Guilherme de Rosso Manços.
The post 6. Comissão vai debater formação de recursos humanos em ciência e tecnologia appeared first on Jornal da Ciência.